Monday, August 25, 2008

Weezer - Weezer (the red album) (2008)



E de repente os nerds mais cool do planeta voltaram. Com mais um disco homónimo, desta vez sob a égide da cor vermelha. Depois de três discos iniciais recheados de pérolas rock com uma coolness que passou a ser costumeira, os californianos voltaram agora na sua melhor forma depois de dois discos que foram conasiderados como menos conseguidos de uma forma quase unânime (embora "make believe" tenha pérolas como "beverly hills" por exemplo, mas enfim).

Aviso à navegação: nada de novo no reino da nerdalândia. Os mesmos riffs meio cheesy, a mesma voz melódica de cuomo, temática de letras relativamente idêntica(gajos meio loser a chegar ao sítio da ricalhada, mais coisa menos coisa e de um modo absolutamente linear). De qualquer forma há alguma coisa neste "red album" que muda a face dos weezer outra vez. O que é? Talvez o facto de terem voltado a fazer canções que conseguem ficar na retina à primeira audição. Isso faltou um pouco nos últimos tempos, com uma ou outra honrosa excepção.

Mas agora tanto o primeiro single "pork and beans", como "troublemaker" ou "everybody get dangerous". Depois também há aquelas melodiazinhas para o luar e fogueira e quê como "heart songs", as músicas mais sofredoras na linha de um "say it aint so" do primeiro disco, como "dreamin'", e até uma abordagem meio hip-hopeira com "cold dark world" e que se calhar está um bocadinho mais longe do costume dos weezer.

De qualquer forma o que conta é: melodias do caraças? certinho. refrões para decorar? às dezenas.guitarras numa onda meio melancolica e quê? yap. Tudo aquilo a que os weezer nos habituaram está aqui. com uma diferença: os tipos estão mais velhos, têm mais maturidade e isto está feito com maior afinco. Não tem a magia dos discos iniciais mas está bem mais perto do que os álbuns que a banda tem editado ultimamente. e é um disco bem bom para este final de verão.

8/10