Saturday, June 07, 2008

Zella, ou o perfume da Amadora



Ai Amadora, Amadora... os teus bairros cosmopolitas como a Reboleira, a Damaia ou a cova da moura...os teus pólos de comércio como o centro comercial babilónia. A tua fabulosa arquitectura como os teus prédios de 10 andares recheados de fuligem dos carros...toda a gente acaba por parar na Amadora. Nem que seja porque o ic19 é absolutamente intransitável a qualquer hora do dia. E às vezes da noite.

Nisto aparecem os Zella. Não são propriamente novos (o vocalista Tobel andou pelos slamo - esses que ficaram conhecidos à pala da cover do "message in a bottle dos bófia, e chegou a andar com os sindrome, que depois se tornaram head control system para sincero desgosto meu) e isso nota-se bem nas suas composições que tocam num rock de uma quanta distorção que também vai beber uma ou outra influência pop de quando em vez...mas rock meio pesado com alguma distorção - sei lá estou a imaginar um trent reznor bem menos industrial e mais apostado em andar a arranhar guitarras, misturado com alguma melodia vinda dos ornatos - e os zella também cantam em português verdade seja dita.

Os temas têm uma atmosfera bem quente, a voz do tobel envolve um gajo, e depois tudo soa completamente catchy. "Banalidades e carne" então era um sucesso abusadíssimo mal fosse lançado - eu pelo menos iria apregoá-lo aos quatro ventos. O curioso é que os zella não serão um expoente absolutamente original, mas o que fazem é tão bem feito e contagiante que, de alguma forma, acaba por soar refrescante.

Só existe uma coisa de que tenho medo: os zella podem soar como uma banda demasiado pesada para aqueles que ouvem uma pop-rock a la antena 3 - e isto vai começar a passar lá quando já toda a gente os conhecer...enfim o costume na rádio mais hipócrita do país que, mesmo assim, é a menos má das nacionais - e talvez demasiado leve para quem ouve sons mais pesados. Estar num limbo nunca é a melhor coisa que se pode ter numa banda, no entanto eu pessoalmente acredito que uma banda como esta vai conseguir juntar os dois mundos, em vez de se perder num irrecuperável misto sem fundo. e aí sim conseguir ter muita gente a ouvi-la. E , para além do tema que já referi, todos os temas que eles têm no seu myspace são muito mas mesmo muito acima da média. Seja o tom mais frenético de "A cadência dos corpos" ou a muralha de guitarras bem incrementada em "Atrito"...enfim aqui há grandes canções, numa banda que urge a ser descoberta.

Fico contente em possivelmente ser dos primeiros a fazê-la.

Temas aqui:

http://www.myspace.com/zellaband