Monday, March 31, 2008

lagoa burning metal fest

Eu estou longe de ser um tipo armado aos metais. Com os cintos alternativos, e os picos, e a roupa preta e o camandro. Também não gosto grande coisa do metal dito "tradicional" que me parece um bocado repetitivo. e ainda gosto menos quando existe tanto metaleiro que deita fora cenas geniais como dillinger escape plan, converge,isis, cult of luna e etc e tal. Mas agora o que interessa é referir uma iniciativa que vai ter a sua segunda edição lá para os finais do simpático mês de Julho:



Vá este é o de 2007. e que raio de terceiro dia é aquele com sp & wilson e o camandro? Estamos a ver o comum fã de bandas como destruction, ou primal fear a curtir o som do hip hop destes tipos? Ou vá de uma maneira mais genérica imaginem um tipo que conheçam que ouça maiden, metalica, black sabbath, dia sim dia sim ir-se meter a abanar o toutiço com aquilo. Ou as simpáticas metaleiras a curti-las..enfim coisas da vida. embora calcule que aquele dia 8 tenha sido, vá, um fiasco.

È curioso: lembro-me de ter passado de comboio em estômbar. e lembro-me porque, quando se parou na estação, ouvia-se uma banda a ensaiar, provavelmente num barracão mesmo do outro lado da linha. não é por nada, mas fica sempre engraçadote gerar um a identificação escriba vs spot da cena onde vai acontecer o evento e tal. Agora, muito mais que isso, estômbar vai ter opeth, soilwork,obituary,W.A.S.P.,moonspell,Tankard, leave's eyes,finntroll,evergrey,discharge,angra, ancient rites, grave digger...uf uf uf. Tanto nome deste serve para meter qualquer metaleiro a salivar. Este cartaz faz lembrar aquelas reviews que a loud por vezes tem, sobre festivais em espanha...e mesmo quem não é totalmente adepto da cena (tipo eu), fica a pensar "que raio de país este, no meio de tanto metaleiro ninguém se arranja para fazer um festival em termos"? e quais génios, da lâmpada, pumba!

Tudo bem: estou a negligenciar o SWR, o festival de recarei(não me lembro do nome), e tantos outros que todos os anos existem contra tudo e contra todos certamente. Obviamente que deve ser um esforço tremendo para colocar tudo a postos. Agora nunca houve por cá um festival assim tão grande. Não sei sequer quem o está a organizar, mas seja lá quem for, merece ser agraciado por doces donzelas de garbosos atributos (ou gajos, se forem senhoras a organizar). Anyway, ter esta gente toda junta deve ter sido o cabo dos trabalhos. Agora é apostar na estrutura, ter algo sólido para mostrar, bons acessos e capacidade para responder não só aos comuns portugas, como aos espanhóis que vão ser com certeza aos milhares.

Agora já temos o nosso wacken. claro que preferia que tivéssemos o nosso hellfest (com porcupine tree, red sparrowes,cult of luna, nofx, between the bury and me,anathema,sick of it all e katatonia, como o deste ano...que raiva do caraças que tenho dos franceses), mas termos o nosso wacken já é uma benesse. Termos gente com tomates para acreditar que é possível realizar um grande festival de metal neste cantinho, é algo que fica muito bem, e que finalmente! aparece. A melhor das sortes mesmo. Espero é que exista publicidade em termos porque um cartaz destes merecia largamente...

Friday, March 07, 2008

Isto vai ser A cena



Vicious five outra vez a abandalhar á bruta o panorama nacional. Rock deste ninguém faz por cá o que é uma real pouca vergonha. Que seja tão catcht, tão bem feito e pujante não. Desta vez pelos temas do myspace, parece menos garage um bocadinho mais limpo (o que até é bom porque a produção vem na onda de "up on the walls") e "lisbon calling" é um hino do catano que vai meter toda a gente a berrar a plenos pulmões. Oh cum caraças ninguém se farta. E vão ao myspace desta gente depressa! Disco vai aparecer aí segunda feira nos sítios onde eles o puserem a vender, já que a edição é de autor.

http://www.myspace.com/theviciousfive

Monday, March 03, 2008

Ep's engraçadotes vindos cá do ponto minúsculo

A ver se abro com isto nova secção. Críticas a ep's de bandas novas, que podem ou não ser pedidas por elas próprias. Isso é à vontade de freguês e eu não me coíbo de andar aí tipo moço de recados e tal. De qualquer forma, a ver se consigo arrefinfar com esta nova secção de um modo relativamente frequente. Já sabem que sou aqui o tipo meio cromo que muitas vezes se arreginfa em desatenções parvas, mas de qualquer maneira acho lógico começar a falar das bandas que por aí andam...já que muitas vezes pouca gente fala delas. O que, apesar de tudo, nem é assim tanto o caso dos skewer. Aqui vai um texto resumido sobre o mais recente ep da banda. e não, não vou pôr notas nisto. I mean desta vez vou preferir uma avaliação só pela avaliação. no caso de bandas que agora estão a surgir, se um gajo não achar o objecto musical pelo menos tão bom como a scarlett johannson (ou vá mesmo a drew barrymore, para baixar um bocado os padrõezinhos), também não é caso para haver chatice.

e depois deste texto introdutório meio parvo aqui espeto a crítica ao "whatever":


Skewer - Whatever






Se há bandas que gostam de soar como se tivessem nascido há 30 anos, os skewer reduzem um bocado a fasquia, que fica por volta dos 18. Vamos lá a ser honestos: se não houvesse grunge também não existiam skewer. Banda do barreiro, cujo vocalista Valério já fez parte de projectos de diferentes proveniências sonoras, desta vez é a sonoridade tornada icónica por cobain e seus comparsas, que toma conta da contenda. "Whatever" é o segundo tomo deste trio, que se baseia no poder das guitarras arrastadas, numa voz sôfrega, mas sobretudo numa tentativa de recriar a alma do início dos noventas.Destaques? Ouçam "wash you away" talvez o tema mais soturno deste ep, e tentem a partir daí formular a vossa opinião. Quanto a mim, não sendo este ep aquilo que eu poderia amar à bruta hoje em dia, salve-se pelo menos a tentativa de homenagear o que se gosta, sem medo de poder eventualmente soar datado. Os skewer são isso: contra tudo e contra todos, fazer aquilo que se quer. e este espiríto libertário assenta-lhes muito bem.

De importante relevo, é que este manifesto quer-se à escala global: a Banda acaba de assinar um contrato de 3 anos com a Belivie de França para a distribuição do Ep "Whatever", que faz parte da mega label Virgin, neste caso a francesa.

*Skewer na Virgin Music (Online)
http://www.virginmega.fr/musique/album/skewer-whatever-103391198,page1.htm