Thursday, April 26, 2007

O que é música, arte, essas coisas todas e o camandro.



Marcel duchamp - "A fonte" 1917



Picasso - "Guernica" 1937



The dillinger escape plan - "Miss machine" 2004

Arte. O que é a arte? O que é o gosto? E o que é a revolução?

Meus amigos, estamos 33 anos e um dia depois da revolução dos cravos. 26 de Abril portanto. E,como toda a gente sabe, passou-se de um estado ditatorial para um estado democrático, através do salgueiro maia e povo adjacente. depois temos uns a exaltar as conquistas de abril, e aquilo que o 25 de abril foi, e outros a achar que já é tempo de pararmos em pensar em abril, concentrarmo-nos no nosso estado democrático, e partir para a frente. e o que eu penso em relação a isto, sinceramente não conta para o caso.

O que conta é que não existem só revoluções políticas. Existem também revoluções artísticas, culturais, até desportivas, ambientais seja o que for. Praticamente tudo pode ser subvertido, umas coisas com mais impacto que outras. Neste caso, incluo "a fonte" de duchamp, e a "guernica" do picasso, obras que, embora canónicas, continuam a ser extremamente controversas. Temos puristas a achar que até um puto de 5 anos podia fazer aquilo(fazer não sei, mas lembrar-se de fazer algo do género duvido), e gente que encara ambas as obras enquanto estandartes de um novo pensamento artístico, bases revolucionárias, verdadeiros instrumentos para um pensamento livre, que extravasa o conceito de ideia feita. e aqui, tomo posição: vou neste segundo argumento.


Por outro lado, e em jeito provocatório, gostava de saber se todas as pessoas que concordam comigo neste conceito de arte, também poderão encarar a música dos the dillinger escape plan, sem preconceitos ou ideias feitas. Se disser que duvido muito disso, não me parece que esteja errado. aliás ter colocado a obra genial dos norte-americanos, juntamente com outras duas obras geniais foi também um certo jeito de provocação, para com aqueles que acharão uma heresia fazer algo deste género. Caguei, enfiem a carapuça. Afinal os dillinger não fizeram "miss machine", ou o resto da sua discografia, para agradar a ninguém, tal como o duchamp e o picasso em relação às suas obras. E tanto os dilliger como picasso e duchamp criaram um movimento de desagrado e de choque em relação ao apresentado por todos os artistas.

Falo disto, porque num fórum que eu frequento regularmente (forumusica.com, cujo link anda por aí algures na coluna da direita- para o povo do firefox pelo menos) apareceu um tópico sobre os dillinger, e as palavras "repugnância", "nojo", mesmo "merda", ou aquela bonita frade do "isto não é música", foram mencionadas mais que uma vez. Quer-me parecer que com o duchamp e com o picasso aconteceu o mesmo. quer-me também parecer que, pelo menos em duchamp, isso foi claramente um dos objectivos. em picasso, se esse não era, foi pelo menos a melhor forma que o pintor espanhol encontrou para poder extereorizar as suas emoções. E talvez os dillinger possa reunir ambas as vertentes.

Que o noisecore dos dillinger é algo demasiado radical e experimental para muita gente parece-me evidente. Que o som caótido da banda é completamente diferente da larga maioria das coisas que se ouvem, também. Mas não é aí que reside o verdadeiro valor de uma banda? A sua criatividade, a sua capacidade em fazer algo diferente, em chocar, em tornar-se um objecto verdadeiramente revolucionário em toda a sua essência? não é um prazer poder dizer que se gosta de dillinger, e ver os outros enojados ao ouvir o som da banda norte-americana? Para mim é. Saber que os dillinger são meus, e que pouca gente os consegue compreender acaba por se tornar um prazer. e saber que, possivelmente, eles serão devidamente valorizados daqui a uns anos, tal como picasso e duchamp o foram depois(sobretudo o pintor espanhol), deixa-me ainda mais orgulhoso por saber que fui na corrente contra tudo e todos.

Mais coisa menos coisa.

e ouçam o "miss machine". È mesmo das coisas mais revolucionárias que a música nos deu nos últimos anos. Arrisco-me quase a dizer que os dillinger são a banda mais marginal e inovadora que por aí anda, depois dos brilhantes faith no more. Talvez não tenha sido por acaso que mike patton tenha dado voz a "irony is a dead scene", um dos ep's da banda...

Monday, April 23, 2007

Cult of luna + Men eater , Ginásio Clube de Corroios, 22/04/07

Os cult of luna fizeram aquele que foi possivelmente o melhor concerto a que já assisti. Estou a falar do da casa da música pois. Não que o concerto no ginásio clube de corrois tenha sido mau(e sim, no bilhete vinha cine-teatro, mas ninguém em corroios o conhece como tal), no entanto a qualidade do som e a entrega do público foram um tudo nada diferentes. e em relação ao som isto é o mínimo que se pode dizer, até porque a casa da música é basicamente perfeita a esse nível.

No entanto lamenta-se que uma banda como os suecos, com um tipo de som recheado de intensidade, e de momentos soturnos extremamente fortes e personalizados, tenha sido sacrificada ao actuar numa sala como a do ginásio clube. Um santiago alquimista por exemplo teria sido um local muito mais adequado para um evento como este, em que aquilo que se ouve é preponderante.

E os men eater sentiram isso na pele. Depois de hora e meia a apanhar a bela da seca brutal porque, vá se lá saber porquê, ainda não existiam condições para a actuação começar, a banda portuguesa não conseguiu ter as melhores condições sonoras para fazer uma actuação perfeita. No entanto, e isto a meu ver, o quarteto lisboeta conseguiu sempre transpôr com razoável acutilância os excelentes temas que possui, como a excelente "lisboa" ou "revolver", embora a voz tenha estado um pouco aquém das expectativas. no entanto aquilo que pareceu foi que os temas soavam melhor em disco...e , como a postura da banda foi irrepreensível, e nota-se uma perfeita coesão entre os (novinhos) músicos, a coisa acabou por ser levada a bom porto. Agora é vê-los num palco melhor e com outras condições...



men eater


Já os cult of luna conseguiram amenizar este problema de uma forma simples: para além de enorme coesão em palco(tendo em conta que eles são uns sete a coisa é complicada), o tipo de abordagem que eles fazem aos concertos, deixando os temas deles fluir, sem entrarem em enormes conversas com o público, acaba por funcionar sempre na perfeição, mesmo em condições meio adversas. Convenhamos: tendo em conta a sonoridade que a banda pratica e o tipo de sensações que provoca no ouvinte(um sentimento arrebatador que nos faz quase levitar, diria eu de um modo meio poético e aparvalhado igualmente), conversa não é aquilo que mais se quer ter. Chegam os óptimos efeitos de luz, perfeitamente sincronizados e momentos magnânimes como foram "finland", ou o tema que encerrou o concerto- e assim à cara podre diria que foi a "further", com alguma margem de erro pois.



cult of luna

A banda mostrou-se sempre compenetradíssima naquilo que vinha fazer ao nosso país: proporcionar bons momentos à reduzida moldura humana que os foi ver. Sim, diria que não estiveram mais de 150 pessoas no concerto, e que na boa o local dava para umas quatrocentas. E por um lado isso é algo mais que benéfico porque nos permite guardar-nos as memórias de uma forma mais marcante, porque são algo mais nosso, que foi mais directamente partilhado com a banda. Estar ali a vê-los a emanar a beleza das suas canções, ora mais agressivas, ora mais melancólicas, foi algo absolutamente delicioso: sensação semelhante àquela experimentada na casa da música. Pena a adulteração dos temas "wating for you" e "echoes",ambos de "salvation", em algo menos tocante do que o ouvido em disco(e na casa da música), de qualquer forma não foi isso que estragou o momento belo e sentido a que acabámos por assistir.



cult of luna

em suma foi um grande concerto. Pena o som, a própria sala, e talvez alguma frieza do público, algo um pouco estranho porque foi a primeira vez que os cult of luna vieram tocar mais cá para baixo. No entanto a atitude da banda manteve-se sempre inalterável, e isso só lhes dá mais lucros e alarga claramente a base de fãs. Notas adjacentes? A beleza física da rapariga da spear productions que estava à porta à saída do concerto, para promover o concerto dos gigantones pelican dia 31 de maio. As t-shirts engraçadotas que acabei por comprar na minha veia consumista. e belas memórias de uma noite de sublime qualidade musical.



fotos-cortesia de cláudia andrade: www.fotologue.jp/moontears

Friday, April 13, 2007

"INLAND EMPIRE" de David Lynch



Dizer que, se compararmos a complexidade "INLAND EMPIRE"("em letras grandes é mais fofucho", assim afirmou lynch), com "mulholland drive", o anterior filme do realizador, este mais parece um tomo da saga american pie não é exagero. Não me interpretem mal: eu venero o "mulholland drive" e não apenas e só pela bela da sequência lésbica entre a naomi e a laurinha, coisa fofa. O filme é um emaranhado de ficção vs. realidade, onde as fantasias de uns são as perdições de outros. No entanto, face à extrema complexidade de "INLAND EMPIRE" e ao seu gosto de estar dentro de um filme, numa peça de teatro, na televisão dentro de outro filme, o belo do "mulholland..." é mesmo uma brincadeira de crianças.

Portanto, sim pois. Quem viu "mulholland drive" e achou a narrativa de lynch uma completa banhada (e quem disse isso, que se acuse para eu proceder à merecida degolação desse ernegúmero/a), não vai aguentar 3 horas de puro delírio narrativo, recheado de pontas soltas, emaranhado complexo de esquemas mentais, misturando realidade, ficção, distúrbios, poesia. Poesia sim, porque parece-me crível que muito daquilo que se vê no filme foi imaginado e concebido por certas e determinadas figuras.

No entanto, aquilo é lynch. Logo é impossível dar-se azo a uma interpretação coerente do filme. Muito menos vendo-o apenas uma vez. O que se pode dar é um fiozinho genérico, que é obviamente mínimo: uma mulher(laura dern) é seleccionada para um papel num filme. No entanto vem-se a descobrir passado pouco tempo, que o filme é na realidade um remake de outro que não foi acabado, porque os dois protagonistas foram assassinados.

O resto são quadros e pontas soltas. Jogos de luz e de contrastes. Um quadro surrealista para que nós possamos entender as peças da maneira que achemos mais conveniente. quem é na verdade Sue, a mulher que está a fazer o papel de nikki? Será ela mesmo nikki? Será as duas? Será outra coisa qualquer? Não se sabe. e quem diz nikki/sue, diz todas as personagens que se vão interligando. Diz, a rapariga que chora, o povo polaco que aparece no filme(pois o filme original que sue vai representar, era polaco), o tipo que está no cimo das escadas. Diz tanta gente, e tantas figuras que é impossível discernir convenientemente o significado de todas elas. De nenhuma delas aliás.

Porque david lynch é um pintor: e cada pedaço de sua tela está recheado de pormenores ínfimos que têm correspondência; precisam no entanto de ser ligados correctamente, e isso tem que ser feito através de todos os outros pormenores que chegam ao espectador. È por isso um exercício intelectual extremamente desafiante, aquele que lynch propõe. Um exercício surrealista, um misto de fantasia, com verdade, com medo, com complexidade e emoção. Pena que por vezes o faça através de repelões, e não sensibilizando o espectador, o que de vez em quando cria uma barreira psicológica. È normal que nos percamos lá dentro, porque não sabemos todos o caminho para o fim do labirinto. Mas o mais saboroso é poder apreciar os seus becos sem saída, sabendo que, mais cedo ou mais tarde, eles vão ser decisivos para saírmos do ermo em que ficámos.


9/10

Monday, April 09, 2007

More than a thousand + Easyway + One hundred steps + my cubic emotion @ paradise garage 7/4/2007



E os more than a thousand voltaram em nome próprio. Depois do concerto com incubus de há umas semanas, a banda portuguesa (com sede em inglaterra como toda a gente sabe) voltou para um concerto numa onda um pouco back to basics, e já vou explicar o que quero dizer com isto. com eles trouxeram bandas amigas, e só não trouxeram mais "porque era impossível", como eles me disseram durante a tarde. De qualquer forma, o que eu estava meio ansioso para perceber era como é que iriam funcionar as músicas do "vol II: the hollow" ao vivo, já que apenas duas tinham sido tocadas no santiago alquimista, no último concerto em nome próprio em Portugal. Querem uma introdução mais desenvolvida? Voltaram muitos putos emo ao sítio, misturados com gente que os conhecia há mais tempo. Mas às vezes um gajo começa a sentir-se um bocado velhote para quem lá estava- e isto tendo eu os meus viçosos 21 anos não sei se será assim tão normal quanto isso. enfim, quero lá saber.

Já agora, a história do "durante a tarde" fica para segundas núpcias, já que vai merecer um post mais alongado sobre o assunto. Digamos que tive oportunidade de ver um bocado do soundcheck da banda, e vislumbrar os pormenores a serem ultimados e tal. O que, diga-se, foi engraçadote e deu-me outra perspectiva em relação ao concerto em si.

E agora falemos disso. comecemos primeiro pelos my cubic emotion, banda de pombal e o único grupo que eu ainda não tinha visto ao vivo.



my cubic emotion

Começando pelo principal: o concerto da banda pombalense foi possivelmente o segundo melhor da noite. e isto só com um ep "a sério" editado não é nada mau, apesar da banda não ser propriamente uma iniciante nestas lides. Com "it's violent julliette, don't look" a ter sido editado no ano passado, foi normal que eles tivessem incidido o seu curto alinhamento nesses temas. E em abono da verdade, a junção peso/melodia inerente no seu som acaba por resultar muito bem, possivelmente melhor que em muitas bandas já com uns bons anos em cima. com um vocalista enérgico, embora tenha um cabelo à "beto surfista"(e isto não interessa a ninguém mas enfim) o quinteto conseguiu inclusivamente superar os bons temas que tem naquele ep, para se transcender em palco. e tinham já uma base de fãs bastante decente, pois não foram assim tão poucas as pessoas que se juntaram ao pé do palco, para sentir com eles a vibração e raiva que muito do seu material deixa supor. Pena é terem esquecido a primeira maquete e o tema muitíssimo bom que era "let's just be poetic when we die"(que merecia uns arranjos novos, pois o potencial estava todo lá).

Depois do concerto em formato quase showcase, apareceram os one hundred steps. Estes já com outra bagagem, e com mais tempo de maturação. aliás o próprio ep "the eyes of laura mars" confirma isso mesmo, porque acaba por ser consideravelmente superior a "you're a lovely victim of emotional chaos".




one hundred steps

Vou também ser honesto: gosto de algumas coisas dos one hundred steps, mas no cômputo geral eram a banda que me dizia menos. embora um tema como "your veins"(ou mesmo o "clássico" "jesus where's the rest of her) seja realmente bom, talvez os ache um pouco apegados a alguns clichés emo/screamo...ou então sou eu que ando com otites. De qualquer forma, embora nunca os tenha visto a dar um enorme concerto, também não tenho razão de queixa em nenhuma das vezes. E esta não foi excepção. Os homens têm temas bem catchy, arranjam ganchos melódicos bastante razoáveis, e isso nota-se na aceitação que costumam ter quando tocam ao vivo. Diga-se que foram a banda que mais agitação teve à frente do palco, se exceptuarmos os more than a thousand evidentemente. E tiveram gente a cantar em uníssono com eles, sobretudo no ponto alto que foi claramente "jesus where's the rest of her" como é normal.

Os one hundred steps não sendo a melhor coisa do mundo a seguir à soraia chaves, também não estão propriamente mal classificados. são razoáveis/bons dentro do género que tocam, e merecem uma atençãozinha diga-se. Este concerto só veio demonstrar isso, e provar também que têm crescido desde a primeira vez que os ouvi ao vivo. E isto são tudo coisas bem positivas que espero que sejam bem aproveitadas por eles. Agora no FAL aconselho a quem for, que comprove isso.



easyway

E o estatuto de "banda-ovni-que-está-aqui-naquela-da-amizade-basicamente" foi ganho pelos easyway. Não que eles tenham sido uma carta fora do baralho, ou que tenham dado um mau concerto... nada disso. aliás bandas e companhia não sabem dar maus concertos, isto é um facto absoluto afirmo já, e acreditem em mim porque senão começo a postar fotos da minha fronha por estes lados(ou se calhar nem por isso).

enfim, para a frente. e para a frente encontramos uma banda que não se colava muito ao género musical das outras. Mas também não foi isso que os fez esmorecer. A energia esteve sempre lá, seja nos temas mais novos (como "hush baby" que até fechou a prestação dos lisboetas) seja nos antigos (já tinha saudades de ouvir o "forever in a day" ao vivo, ou mesmo o "model rockstar"). Os easyway tentaram conquistar um público que não estava ali para os ver, e isso notou-se sobretudo na aceitação do público em relação aos seus temas. No entanto lá em cima, era vê-los a mexerem-se, a tentarem incitar o público a fazê-lo, a dar o litro, a agradecer aos more than a thousand e restantes bandas(algo que todas as bandas acabaram por fazer).

Os easyway não são o expoente máximo da inventividade, e sabem disso. O que fazem é tentar agarrar as pessoas pela vertente rambóia/diversão. a provar por sábado, este é de facto o caminho a seguir. Não tendo lá gente conhecedora dos temas deles(eu e meia dúzia de papalvos éramos a excepção) acabaram por ser uma espécie de aquecimento de luxo, para quem vinha a seguir.



more than a thousand

E a seguir apareceram os more than a thousand. Pois apareceram. E com eles veio a tal expectativa de perceber como é que funcionariam os novos temas do "the hollow". e, para além dos dois já testados, surgiram "Everyone, everywhere, everything ends", "the red river murder", "my lonely grave", "the virus" (com a participação de um simpático violinista dos corvos - e o homem era de facto um tipo simpático, por isso estou longe de qualquer ironia), entre possivelmente mais um tema ou outro de que não me lembro, porque não estou tão vivaço como a maioria da população que foi ao garage. Onde se contava também o meu primo suíço do alto dos seus 13 anos, diga-se de passagem(o que não deixou de ser curioso...e vê-lo a fazer stage diving, abraçado ao vocalista vasco ainda mais. enfim adiante), embora isso não seja propriamente um tópico muito dentro da crítica ao concerto da banda. Ah, e já agora ainda houve tempo para uma cover dos deftones. Mas alguém que me diga o tema, que eu sinceramente não o reconheci. sim, sou um cocó.

O que os more than a thousand conseguiram foi ter a plateia na mão ,mesmo quando os novos temas eram tocados. OK o rebuliço não foi tão grande como na magnânime "none of us will see heaven"(que desta vez foi muito especial, porque contou com a prestação do antigo vocalista da banda André Viegas), ou como o fantabulástico "the beautiful faces hide witches", que teve um problema qualquer na execução porque soou um pouco confuso, sobretudo a nível vocal. Ou então sou eu que ando duro de ouvido. De qualquer forma "vol 2:the hollow" conseguiu fidelizar aqueles que já os acompanhavam, e fez do concerto um misto de celebração com um espectáculo mais adulto, já com jogos de luzes e coisas do género.

Foi portanto um misto de revivalismo com modernidade. Existiu stage diving e crowd surfing em barda, numa atmosfera talvez mais underground do que das outras vezes que os vi, e por outro lado um concerto com uma maior idealização formal. e ter o melhor de dois mundos meus amigos é muito difícil. Posso portanto afirmar que à pala de tudo isto, considero o conerto no garage o melhor de todos os que vi da banda setubalense. e não deixa de ser fantástico que uma banda já com uma razoável projecção não se deixe levar por facilitismos e continue a fazer o espectáculo que quer, os discos que quer, aquilo que quer. ainda por cima quando pérolas como "the virus", ou "the red river murden" conseguem ganhar uma dinâmica ainda maior que a ouvida em casa. e quando estamos a falar de duas pérolas daquela estirpe, a coisa torna-se realmente séria.

Foi por isso um concerto de grande qualidade, de uma banda que continua a ganhar fãs. e uma vitória para os próprios músicos que conseguiram dar meia casa ao paradise garage(e não foi mais possivelmente pela mostruosa oferta de concertos que portugal tem tido e ainda vai ter este ano), com um concerto com amigos idealizado pelos mesmos, sem apoios gigantones, o que não deixa de ser pena.embora esses apoios não sejam necessários para bons concertos: basta força de vontade, como se pôde comprovar no sábado. E ter quatro bandas portuguesas de boa qualidade, mas sem merecida projecção a ter já uma base de fãs considerável é óptimo. Pena que os media estejam mais interessados em saber se o sócrates é ou não engenheiro, ou em apoiar bandas que já têm apoios mais que suficientes(para dar um tom musical à crítica) do que apostar em projectos que vão ganhando mais adeptos a cada dia que passa...


PS: mais coisas sobre os more than a thousand para muito breve. Esperem pelas novas postas. e fotos n'a pas de nada, sim senhor exacto, pelo menos por enquanto.

Monday, April 02, 2007

Blackfield - II (2007)



Os blackfield são o gigante steven wilson(de porcupine tree, que vão editar um disco muito brevemente - upa upa que estou quase em baba), e aviv geffen, músico iraniano para dar um jeitinho de world music à coisa - ou não.
De facto os blackfield não são propriamente world music. São uma espécie de pop suave e sedutora com algum rock à mistura, e até alguns ambientes progressivos . È imaginar os temas mais melancólicos dos porcupine (como um "collapse light into earth", ou "how is your life today?"), com grandes nuances de piano, e explorados de forma a fazerem um álbum.

Aliás já o primeiro álbum desta insólita dupla tinha dado belíssimos frutos. "Blackfield", o disco, era um emaranhado de ambientes que se iam inserindo nas canções como beleza pura. E davam um real acrescento a todo o disco. A única diferença real em relação a este "II" é que possivelmente aqui, a fórmula foi amplamente superada, e os blackfield souberam fazer um disco em formato "pérola", algo que não tinham conseguido anteriormente pelo dedo mindinho da unha do pé de uma tartaruga bebé(as tartarugas não devem ter unhas mas que se lixe).

E no fundo o que nos oferece esta pérola? Verdadeiras canções. Temas belos, cheios de ambientes suaves e etéreos, alguma melancolia latente na voz de wilson, mas acima de tudo um conjunto de momentos maravilhosos, quase inesquecíveis. "Once", com o seu jeito frenético inicial(por causa da bateria), é assim, "1.000 people" é talvez um dos temas mais belos em que wilson já participou, cuja voz está mais cativante que nunca, "where is my love?" tem um jeito quase terno, com um solo absolutamente perfeito perto do fim.

"II" é o desenvolver de uma sensibilidade que ambos os músicos possuem, e conseguem complementar na perfeição. O piano nunca este tão bem neste tipo de momentos pop, e nunca se soube adaptar tão bem às linhas melódicas que os outros instrumentos vão apresentando. Com esta brilhante confluência, o disco consegue ser plenamente sedutor, como se tudo o que valesse a pena nesta vida fosse uma bela mulher e um bom copo de vinho tinto. E já conseguir dar esta belíssima miragem, é um feito fabuloso.

"II" é a introspecção em pessoa. È aquele disco que que ninguém se vai lembrar futuramente, mas que ficará com certeza na memória de todos aqueles que conseguiram tocar nele. e para isso, é só mostrar qualquer tema a quem mais gostamos, enquanto partilha absoluta. Ou, como dizem os blackfield numa das suas canções "my gift of silence". Presentes para cada um de nós poder apreciar devidamente no conforto de nossas casas, deleitando-nos com a fabulosa magnitude de todas estas canções.

9/10