Saturday, October 29, 2005

Mais concertos em agenda(ou como dia 31 pode ser um halloween tão bonito musicalmente)

Desta vez são os VICIOUS FIVE que vão actuar ao Mercado(na rua das taipas em Lisboa) no belo do dia do Halloween, a fazer covers a essa enorme banda do horror-punk, ou um rótulo manhoso do género, de nome MISFITS. Vicious a tocarem misfits? A não perder, nem aqui nem na china. E que o povo venha mascarado.



E , noutro ponto do país, estarão os blind charge, mais precisamente perto de gondomar, em mais uma bela festa do halloween. Deixo aqui o mail que a banda enviou, porque contém o itinerário para chegar ao local:

"Halloween Rock Fest: Local: Motoclube "Cavaleiros na Tempestade" Medas - Gondomar (para quem vai do Porto, segue a marginal do rio douro em direcçao a gondomar, passa pela barragem de Crestuma segue mais 2 kilometros +/- e vira a direita para uma descida acentuada com placa a dizer Medas, depois segure sempre em frente e basta seguir as placas a dizerem motoclube ou motocross, é facilissimo) Inicio: Previsto para as 21h Entrada: 2euros. Condiçoes: Um recinto enorme ao ar livre no meio do bosque (ambiente ideal para uma noite de halloween) com bar comida e bebida barato! Bandas por ordem de actuação: Love Lace (Funk), Ultima Ratio (Hip Hop), King Buzz (Rock, Grunge), Death Will Come (Punk Crust Hardcore), Solid Impact (Metal), Blind Charge (Rock Metal), Last Wish (Rock Nu Metal), Genoflie (Metalcore), The End Gate (Metal) e Echidna (Metal). Depois dos concertos drum n' bass durante toda a noite! apareçam!!!!"

Tuesday, October 25, 2005

DEFYING CONTROL-NOTÍCIAS

Os Defying control acabaram de enviar para o blog, o seguinte mail, o qual transcrito na íntegra:

"Os Defying Control, disponibilizaram online, uma nova música do seu Promo
Ep 2005. Para ouvires a malha basta ires www.myspace.com/defyingcontrol,
onde podes sacar as duas músicas disponíveis do Promo Ep, ver as novas
fotos promo, uma nova biografia, assim como, juntares-te aos Defying
Control Friends.

Entretanto, juntou-se à banda, Flip, um novo guitarrista, passando a banda
a contar com quatro elementos – killer (voz/baixo), Xico (guitarra), Flip
(guitarra), Blazer (bateria).

O site oficial da banda será actualizado brevemente, com muito material, e
também com um novo visual.

Obrigado pelo apoio,

Defying Control"

Friday, October 21, 2005

BANSHEE AND SOMETHING ELSE WE CAN'T REMEMBER

COMPANHEIROS DE RAMBÓIA



Mais uma banda de Setúbal a ser entrevistada neste espaço. Agora são os banshee, que produzem um ska-punk bastante atractivo. Sem terem a pretensão de conquistar o mundo, mas querendo conquistar os ouvidos mais incautos, a banda relatou episódios de conflitos internos,falou de projectos seguintes, e demonstrou que a cena de Setúbal está,de facto, muito sólida.
A ler de imediato:


A pergunta de sempre:Como é que surgiram os banshee?
(A banda remete-nos para o site oficial que estará colocado nofim da entrevista. No entanto juntaram a seguinte adenda: "entretanto entrou o mike para o trompete, o alex saiu da guitarra e ficámos só com uma guitarra, o fabinho saiu da bateria por razoes pessoais e entrou o nosso actual baterista o Johnny".)


Vocês têm um nome bastante longo onde ,ainda por cima, não se lembram da segunda parte. tinham inventado uma coisa qualquer para pôr a seguir a banshee,numa noite de copos, que depois se esqueceram, têm este nome porque lhes deu na cabeça terem, ou foi outra coisa qualquer. Ou mais sucintamente:
Qual a razão do vosso nome?

Banshee é o nome duma fada: a fada da morte. Não tem nada a ver conosco, nós sabemos.
O nome foi escolhido meramente porque soa bem e é um nome curto, e fácil de decorar... claro que depois estragámos tudo. A existência da banda siouxe and the banshees, e uma banda de blackmetal espanhola com o mesmo nome,lixou-nos um bocado o esquema. Começámos a ficar num dilema em relação ao nosso nome, sobre se acrescentávamos qualquer coisa, ou mudávamos mesmo.
Reunidos na sala de ensaios, alguém se lembrou de dizer : "Epá é banshee e mais alguma coisa que não nos lembra-mos, e caga nisso vamos ensaiar..." Rimo-nos, e olha ficou. Nos países que têm como língua mãe o inglês, o nome até faz sentido e fartam-se de rir... em Portugal é sempre mais complicado.


Vocês, teoricamente, seriam cabeças-de-cartaz no FAL deste ano. Acabaram por cancelar a vossa presença,e penso que existiram alguns problemas no seio da banda, nessa altura. Não se importam de falar disso, ou preferem esquecer e continuarem em frente na carreira?


Curiosamente foi nesse dia que fizemos o convite ao johnny para tocar bateria comnosco.È verdade que houveram alguns problemas, mas preferimos esquecer as coisas que se passaram e virar a página.
Posso dizer o que se passou: o baterista que nos tava a “desenrascar”(jé) disse que não dava mais para ele, e nós dicidimos procurar mesmo um baterista em full-time, e seguir as coisas como deve ser. Entretanto o jójó(baixo) também estava a passar por uns problemas pessoais, e precisava de descansar um pouco então cancelámos o concerto.
Pedimos desculpas a todos, mas a nós custou-nos muito mais do que a qualquer
um acreditem.


A nível de bandas: Quais são as bandas de que vocês mais gostam, digamos que, no geral? De que maneira essas bandas influenciam, ou não, a música que fazem?
Nós ouvimos um pouco de tudo.e acreditem que é mesmo tudo. Desde bandas da nossa onda musical como Less Than Jake, Mad Caddies,Catch22,Capdown,Big D and the Kids Table,Reel Big Fish,Suburban Legends,Busters,Kemuri,Vodoo Glow Skuls,Ska-p,RXLegends,Busters,Kemuri,Vodoo Glow Skuls,Ska-p,RX Bandits,Pepper,Sublime,Humble,StreetlightManifesto Etc...
Passando por punkrock: Mest,Lagwagon,Tara Perdida,Fita-Cola,Fall Out Boy,No Use
For a name, Zebrahead,yellowcard,New found Glory,Strung Out,MidTown,Satanic
Surfers,Propagandhi,OffSpring,No Time To Waste,No one Yet,Me First and the Gimme Gimmies,Easyway,Aside,Bowling for soup,Bigwig,Bad Religion,Allister,Blink 182,Green Day,Pennywise e mais umas centenas.
Depois ouvimos tambem metal e suas raízes, como Dream Theater, Dimmu borgir,one minute silence,Ho-Chi-minh,36CrazyFists,BlackSunRise,Shakira e C. Aguilera,Killswitch Engage,Meshuggah,Slipknot,Snot,Incubus,Deftones e mais sem conta ...
Hardcore : madball,20inchburial,for the glory,hatebreed,champion, maybole, boysetsfire,Pointing Finger,Day Of The Dead,Strike Anywhere,all against the world ... Temos muitas bandas e boas de Hardcore por cá.
Emo/screamo/e afins – More Than a Thousand,the used,my chemical romance,skapula,jamie's last journey,story of the year,Saosin,One Hundred
Steps,Matchbook Romance,Jimmie Eat World,Thrice,Hundred Reasons,Glassjaw,Further Seems Forever,My cubic Emotion,Funeral For a Friend,Dead Poetic,Finch etc...
Depois até poprock,hardrock,r&b,hip hop e montes de cenas.. desde que tenha kualidade nós ouvimos. Podíamos escrever mais centenas de bandas. Somos mesmo grandes consumidores de musica.

Tenho feito esta pergunta a todas as bandas setubalenses que já tiveram entrevista no blog, e também a faço a vocês: Existe alguma razão para a cena de Setúbal ter tantas bandas de qualidade?

Sinceramente não sei, e vou dizer a verdade: Setúbal é uma merda. Mão tem uma sala sequer, onde possas organizar algum conncerto com condições. As poucas salas que há cortam-se todas, ou porque alguém já fez merda, ou porque música do Demónio não se pode tocar ali. Se fazes alguma cena ao ar livre tens de utar muito porque os entraves que te vão pôr serão muitos.
Os bares que têm condições, não apostam na música ao vivo, tirando algumas bandas de covers de vez em quando. Sítios para ensaiar em Setúbal é raríssimo ensaia quase tudo nos arredores.
Agora porque é que surgem muitas bandas em Setúbal? Não sei... Deve ser a Maresia do Rio Sado, visto que é dos poucos rios no mundo que corre ao contrario, deve ser disso, do alto consumo de alcóol, de não haver nada para fazer neste antro de cidade que nada tem...Além disso, a maior parte das bandas aqui em Setúbal ajudam-se em vez de se foderem entre si.Se calhar isso é uma mais valia que temos, porque de resto não temos muito mais.

Já têm uma demo editada, mas só disponibilizam dois temas, em todos os vossos sites. Existe alguma razão específica para isso?

Há sim. Na maior parte dos sites, nem nos lembramos das passwords para trocar as músicas...Nenhum de nós é assim muito cromo dos computadores para fazer essas cenas todas, logo nessa area estamos sempre dependentes de alguns amigos que nos ajudam.
Não estamos a pensar em vender os cds, porque a maior parte dos cds até damos.Quem compra o e.p "Drunk Broke but Happy" por 3 euros que contem 6 músicas, sabe que é para nos ajudar.Em programas como soulseek ou emule facilmente sacas o nosso e.p completo.

Qual é o vosso grande objectivo enquanto banda? Pretentem,acima de tudo, divertir como me parece mais explícito, tanto pelas letras, como pela parte instrumental, ou planeiam algo bem mais sério?

Nós pretendemos divertir-mo-nos, e divertir os outros. fazendo algo sério. Planeamos começar a gravar já em Novembro, o novo, ou os novos trabalhos. Ainda não sabemos bem, está tudo muito vago e indefinido... mas nós sentimos a necessidade de gravar novos temas.
Vamos tentar ser uma banda séria uma dia destes:Prometemos. Mas ,como sabes, é difícil arranjar editoras,promotoras,managers e booking ,especialmente com um estilo de música que em Portugal, não é assim muito divulgado, para poderes ser uma banda séria a um alto nivel.
Mesmo assim com as condições que temos, tentamos fazer o melhor que conseguimos ,e divulgar o mais que podemos.

Têm alguns concertos agendados para breve?

Quando mandás-te a entrevista para respondermos, tínhamos Elvas, Setúbal e Beja ,como demorámos a responder, temos agora amanhã em Beja no azreal com skalibans.


Esta pergunta é mais uma curiosidade minha que outra coisa qualquer. No "trailers are always more exciting than movies" dos more than a thousand, eles fizeram um agradecimento especial ao téta(com uma bonita alusão à sua respectiva mãe). Será que o agradecimento pode ser, de alguma forma explicado, ou é melhor mesmo pararmos por aqui?
Isto é só rir!
Os more than a Thousand são ,sem dúvida, a banda que mais nos influencia. Não como estilo musical, apesar de gostarmos bastante do som deles, mas sim como pessoas.
Além de grandes amigos que são, e das saudades que temos deles, foram também aqueles que nos incentivaram a tocar pela primeira vez, e nos deram dicas. Ajudaram-nos também a gravar o e.p, desde boleias para o estúdio e participação (o firi canta no tema "to all of us", e o antigo baterista o super ,toca a última parte do tema "another place another time"), e chegámos a ter a chave da sala de ensaios de cada um. Havia uma base de confiança,amizade e lealdade.
A relação que temos com eles é muito especial, e isso das mães entre nós é uma das brincadeiras que temos, porque se reparares, tanto eles como nós, deixámos recados uns para os outros nas noticias das paginas oficias de cada banda.Claro que niguém os percebe, só nós e o grupo de amigos que temos em comum. fartamo-nos de rir e é assim. :P
Logo, o tipo de relação, e esse tipo de brincadeiras é perfeitamente normal entre nós :P

Mas, no que a brincadeira consiste, isso é segredo.



APOIEM AS BANDAS NACIONAIS


site oficial: http://www.drunkbuthappy.com

nota: a foto da banda não está coincidente com a sua actual formação

Sunday, October 16, 2005

Lightning bolt-Hypermagic moutain(2005)



Bem vindos à maior montanha russa musical dos últimos tempos. E numa frase, todo o condimento musical que este novo disco dos norte-americanos lightning bolt, consegue ser sumariamente definido. Porque este disco é,basicamente uma montanha russa, entre distorção frenética de guitarras, riffs debitados com uma esquizofrenia musical assinalável, enfim um disco inqualificável, tanto a nível de género como mesmo dentro de um nível mais qualitativo.

Acredito que esta última frase tenha soado um bocado estranha: Então o disco não tem qualidade? Não é um bom disco? Não é mais que um debitar de riffs à parva, sem consciência de musicalidade?
Nada disso. Mas também não é um disco de canções, nem aqui nem no Quirguizistão. È um daquele tipo de álbuns que, ou se odeia ou se venera, onde não se pode fazer uma análise fria aos factos musicais,sem conter uma dose absolutamente exagerada de paixão ali no meio. Por isso, mesmo a nível qualitativo, consegue ser inqualificável: Porque não há meio termo, não dá para o criticar sem ter como vértice principal o nosso próprio gosto musical, mais do que em qualquer outro disco. Basicamente não é um álbum com uma qualidade inequívoca, no sentido que ela vai variar largamente de pessoa para pessoa.

Posto isto, e indo ao mais importante, que acho eu desta autêntica montanha russa? Será que gosto dela, ao ponto de me envolver e gastar uns belos duns tustes em me meter nela centenas de vezes? Ou ,pelo contrário, me vomito todo logo à primeira volta?
Uma coisa é certa: Hypermagic moutain, possui um experimentalismo musical absolutamente fora do comum. Todas as músicas são testes à capacidade musical do colectivo. Desde o início rockeiro com "2 morro morro land", passando pelo frenetismo de "birdy", onde nos aparece uma voz quase presa em movimentos, como pela montanha sonora escura e sombria, com uma enorme densidade instrumental, de nome "Megaghost", ou por "Dead cowboy" um autêntico hino ao experimentalismo, onde todos os riffs passam por diversas fases musicais, onde condimentos musicais são sempre adicionados em todas as alturas. Um tema que não se consegue explicar de uma forma simples, pois ele próprio é de uma complexidade extrema.

Depois ainda existe "Bizarro zarro land", tema com uma técnica musical altamente assinalável, especialmente pela velocidade em que a guitarras são colocadas, existindo ainda "Mohawkwindmill", o maior tema do disco, onde mais uma vez tudo aquilo que é colocado em cima da mesa (vulgo notas, riffs, instrumentalizações e afins) é executado ao extremo da técnica, perfazendo uma faixa absolutamente esquizofrénica(porra já ando farto desta palavra) e ,oura vez, inenarrável. O disco finaliza com mais três temas experimentais, e epilépticos como são "Bizarro bike"(que se baseia numa enorme rede de distorção) "Infinity farm" ,um tema mais melódico e calmo se isto consegue ser possível, e " No rest for the obsessed" ,a faixa mais curta do disco, com uma entoação algo metálica que desagua no extremo experimentalismo, que é este álbum.

E com isto tudo, ainda ninguém sabe se o recomendo ou não. Eu próprio tive que andar a penar muito para perceber se adorava o disco, ou o odiava. Porque indiferente é impossível. Depois de exaustivas audições, minha verdade é esta: È um disco absolutamente genial. Porque comprime instrumentalizações, distorções, alguma coisa que não fica muito longe de um registo vocal( que me parece aparecer uma vez ou outra", e tudo isto sem nunca cansar o ouvinte. Consegue-se ouvir na perfeição este "Hypermagic moutain" dez vezes seguidas, sem ficarmos fartos daquela montanha russa e preteri-la pelo barco do amor. È de uma intensidade musical sem par, sem limites: Rock psicadélico, esquizofrénico, tudo levado ao extremo. Este é mesmo daquele tipo de álbuns onde o melhor que há a fazer, é passar a palavra aos outros ouvintes, para que eles mesmos saibam o que dizer sobre um disco tão...diferente como é "Hypermagic moutain". Mas para mim ee é brilhante em todas as suas vertentes. Vejam se aguentam a montanha russa.

9/10

Wednesday, October 12, 2005

THE LADDER

MOSTREM-NOS O CAMINHO



Os The ladder são uma nova e refrescante proposta, dentro do espectro mais pesado do panorama nacional. Com 2 temas bem diferentes, como "Movement in the treeline" e "Close the window" já dão mostras que, por estas bandas, existe talento. Bastante talento. Em nome próprio mais um testemunho de uma banda que tem muito para mostrar, e tudo a ganhar:

A pergunta de sempre: Como foi que surgiram os the ladder? Sei que já tiveram alguns projectos anteriores...

Os The Ladder surgiram em Novembro de 2003 como uma ideia, por parte do Samuel (baixo) e Tiago (guitarra), que na altura eram integrantes da banda Sideffects,ideia essa que surgiu com o objectivo de praticar um som mais extremo e diferente. Passado algum tempo, convidámos o Ita (ex Bio) para a bateria, e a composição dos primeiros temas começou. Por volta de abril de 2004 convidámos o Jeremy para a 2ª guitarra.
Entretanto ,entre Junho e Novembro do mesmo ano, sofremos uma paragem devido à saída temporária do Ita. Em Novembro, após o seu regresso, a composição dos temas reiniciou-se. No início de 2005, a posição de vocalista veio a ser preenchida pelo Ruben (ex Bone e actual sFx).

Na minha opinião, o vosso som acaba por ser uma mescla entre hardcore e death metal. Mas depois surpreendem com o tema "close the window". Têm como grande objectivo surpreender ao máximo quem vos ouve?

A nossa sonoridade é de facto uma fusão de diversos estilos, não só de death metal/hardcore, mas também de grind e noise, o que faz com que tenhamos sempre pormenores e aspectos diferentes na nossa música.
Como todos nós temos diferentes influências, o resultado do nosso trabalho tende a ser diversificado, daí termos temas distintos como a "Movement In The Treeline" e a "Close The Window". Se ,por um lado, temos um tema como a "Movement In The Treeline", que é de uma sonoridade e de uma atitude mais hardcore e directa, por outro, a "Close The Window" representa o nosso lado mais experimentalista.

Se é nosso objectivo surpreender quem nos ouve? Inicialmente compomos de maneira a que fiquemos satisfeitos com o resultado, mas é óbvio que surpreender as pessoas também é um objectivo, pois queremos que o público espere o inesperado.

Existe algum conceito específico por trás do vosso nome e da vossa sonoridade?

O nome The Ladder veio por influência de um filme, em que supostamente The Ladder era identificado como uma droga, que ,posteriormente, teve como efeito o questionar da realidade por parte da pessoa à qual foi exposta. Com base nessa ideia, criámos o conceito de que a Ladder seria o caminho, ou a droga se assim o quisermos chamar, o qual nos expõe a uma diferente visão da realidade, questionando o que é real ou irreal, explorando diversos sentimentos e como eles nos afectam a nivel psicológico. Como a música em si, tambem é diversificada, ela exemplifica bem o conceito.

No site myspace.com têm apenas duas músicas disponíveis. De momento são os vossos temas mais representativos ou ,pura e simplesmente, decidiram-no assim sem reflectir muito?

Antes de entrarmos em estúdio para gravarmos o nosso EP, fizemos uma pré-produção na nossa sala de ensaios e, pelo que já havia sido referido anteriormente, decidimos disponibilizar esses temas no nosso site e no Myspace, visto serem os mais representativos do nosso trabalho. Brevemente teremos mais músicas e outras novidades disponíveis para divulgação no nosso site e no Myspace. Fiquem atentos.

Como têm corrido os concertos? Têm grandes dificuldades em agendar concertos, ou até têm tido sorte nesse capítulo?

Têm corrido bem, temos recebido algumas boas respostas e temos tocado com excelentes bandas. Tem sido fácil agendar concertos, como também temos recebido alguns convites para tocar, por isso nesta área temos estado bem. Já tivemos oportunidade de tocar em festivais e em alguns eventos bastantes interessantes.

Quando pretendem editar, pelo menos um ep?

Ainda estamos a terminar as gravações. Não temos um prazo concreto, mas possivelmente até ao final do ano já deveremos ter o Ep lançado. O Ep vai contar com 5 músicas e vai ter algumas surpresas. Já temos contactos com várias editoras para edição do Ep, e assim que tivermos o produto final na mão, vamos seleccionar aquela que nos garantir as melhores condições.

A nível futuro, o que têm planeado?

A curto prazo, planeamos editar o nosso EP e temos também em mente uma tour por Espanha e França, mas ainda não temos nada de concreto. Estamos também a começar a trabalhar em material novo para um futuro LP.
Entretanto, vamos continuar a actuar um pouco por todo o país, pois o feedback do público é essencial pra nós.

Sunday, October 09, 2005

ONDAS SONORAS:O FIM

Reconheço que o projecto do ondas sonoras não foi, de todo, o ideal para promover as bandas e concertos.Não por falta de participação, mas sim por falta de visibilidade do projecto. Por isso o projecto reforma-se e agora todos os concertos terão a promoção no blog, como de uma crítica ou duma entrevista se tratassem. Tentarei igualmente fazer uma espécie de agenda com os concertos de cada mês, e para isso peço ajuda a todas as bandasm ou leitores do blog, para me indicarem datas dos seus concertos. Para isso continuará o processo normal de envio de flyers e promoções para o mail que, obviamente, continuará a funcionar na totalidade. Agora é uma questão de tempo e, confesso porque é preferível, preguiça por vezes. Mas como ninguém merece gramar com a minha preguiça vou levar o projecto da agenda avante, começando desde já por este mês de Outubro. Espero então apoio de toda a gente que me lê, que eu não faço ideia se é muita se pouca mesmo com o contador de visitas em baixo.

As minhas desculpas por andar a postar tão pouco. Já tenho algumas ideias pendentes de qualquer maneira. Fiquem bem, obrigado pelo apoio e espero que continuem a visitar o-som regularmente. Eu tentarei fazer o mesmo em relação às actualizações.

Wednesday, October 05, 2005

O FIM DOS SKAPULA

Aqui transcrevo na íntegra o comunicado dos skapula:

"Hey pessoal!

É verdade, Skapula vai mesmo acabar.

Mas acabar num sentido que nós entendemos ser positivo. Resolvemos virar a página e basicamente mudar o nome da banda. Razões? Em 1º lugar, apenas um elemento se mantêm desde a formação original de Skapula que sou eu (Eddie), pelo que já não faz muito sentido para nós continuarmos com o mesmo nome uma vez que muita coisa já se passou e já não nos identificamos muito com o passado. 2º razão o facto de muita gente ainda que não conhece associar o som ao SKA, apesar de quem conhecer a banda saber que não tem nada a ver.

Por fim a 3º razão é porque, como alguns de vocês sabem, estamos mesmo na fase final da gravação do EP e entendemos que era a altura mais oportuna para fazer esta mudança, já que a formação actual difere da ideia inicial em que se basearam os Skapula, decidimos lançar o novo trabalho para a rua com uma imagem diferente e um nome diferente, mais de acordo com o que o pensamento da banda se enquadra.

Para nós são motivos válidos, espero que o pessoal ache o mesmo e continue a apoiar-nos da maneira que apoiaram os Skapula.

Então em breve vamos ter novidades, as gravações estão praticamente concluídas (estamos a gravar com o Ricardo Espinha que gravou More Than a Thousand, Jamie´s Last Journey) o nome está decidido, o artwork do EP praticamente feito e o site sob construção. Dentro de +- uma semana vamos colocar o site online com a página inicial a dizer que está em construção mas aí já poderão saber o novo nome da banda e o nome do EP.

Bem obrigadão para quem se interessou a ler isto, esperamos que valha tudo a pena.

Abraços

SKAPULA "